Como fazer uma pesquisa de mercado pela internet

No mercado globalizado e competitivo, a pesquisa de mercado é arma fundamental para que os riscos sejam minimizados drasticamente ao introduzirmos novos serviços, novos produtos ou um novo negócio.

Uma pesquisa de mercado em uma agência especializada acaba saindo muito caro e é pensando nisso que a nossa equipe fez um levantamento, sobre a forma mais eficiente de se realizar esta pesquisa, através da internet e com custo ZERO: o Google Trends.

O Google Trends é uma ferramenta do Google lançada em 2005 e que te dá, com precisão, uma pesquisa de mercado eficiente e com abrangência regional, nacional e internacional do ramo que quer trabalhar.

Como o intuito da Certto sempre é trazer soluções para, separamos para você 5 etapas para você utilizar o Google Trends como aliado em uma pesquisa de mercado. Vamos a estas etapas então?

1ª Etapa – Por onde começar?

Primeiro tenha em mente o que você quer pesquisar e seja o mais específico possível. Tente traduzir sua busca em apenas um termo ou em algumas palavras, vamos ao exemplo:

Se você está pensando em montar um empreendimento de brigadeiros gourmet em sua cidade, tente pensar em que ramo ele está inserido e em que área quer atuar. Tente o termo “Doces Caseiros” e vamos tentar trabalhar apenas no estado do Espírito Santo, como teste.

2ª Etapa – Como acessar o Google Trends

 Vá até a página de buscas do Google, sim a página convencional de buscas, e digite: Google Trends. Logo o primeiro link que aparecer te enviará para outro buscador, com a interface um pouco diferente.

Vamos utilizar aquele termo que sugerimos: digite “Doces Caseiros”… Ele te dará um gráfico demonstrativo do desempenho deste tipo de busco desde 2005 até hoje. Não existem registros anteriores, pois 2005 é o ano de início desde aplicativo. Para entender a importância do tema, só entender que quanto mais próximo de 100 mais em alta estará o assunto.

3º Etapa – Linha de tendência

Além do gráfico com dados passados sobre o tema, o interessante é você pedir para o Google Trends fornecer uma linha de tendência provável sobre o mesmo assunto. Claro, uma tendência não é exata, mas te dará uma noção se aquilo que você procura está em ascensão ou em declínio.

Aqui estamos sugerindo “Doces Caseiros”, mas não esqueça que você pode utilizar o termo que achar necessário para descobrir a tendência de seu negócio no mercado. É sempre importante ressaltar que o termo escolhido, tem que ser o mais específico possível, para limitar bem a área de pesquisa.

4ª Etapa – Escolhendo sua região

Assim que utilizar os termos possíveis e encontrar o mais adequado, desça a tela de rolagem após o gráfico de linhas do Google Trends, você encontrará um mapa mundi.

Voltando para ideia original de doces caseiros no Espírito Santo, selecione o país Brasil que logo verá a divisão dos estados. Escolha o estado do Espírito Santo e veja o resultado deste termo, ou de outro que achar interessante.

O legal é ver a incidência em cada regionalidade do termo que você está pesquisando, sendo assim, o que gastaria milhares de reais com agências especializadas, no Google Trends acaba saindo de graça.

5ª Etapa – Google Trends indicando a pesquisa do Google

Descendo um pouco mais a barra de rolagem, você encontrará alguns termos sugeridos a partir da pesquisa inicial que acabara de fazer. Por exemplo:

Doces Caseiros > Doces; Comida Caseira; Fabricação de Doces

Bolos > Bolos Caseiros; Bolo de chocolate; Bolo de cenoura

Assim que escolher uma sugestão correlata que o Google Trends sugeriu, ele te destinará para uma página do Google (no search convencional) para que você possa ver quem já trabalha com isso na região que selecionou a pesquisa.

Mas esta pesquisa é diferente…

… Pois ela destina o termo de pesquisa delimitando a área de pesquisa que solicitara. É diferente, por exemplo, de fazer a pesquisa diretamente do buscador, onde os resultados são mais abrangentes.

A partir desta sugestão refinada de pesquisa, você pode começar a buscar possíveis concorrentes e possíveis parceiros para desenvolver o negócio ou empreendimento que tens em mente.

Por fim…

… A estratégia de utilização do Google Trends pode ser extremamente eficaz e de baixo custo para você que não tem tempo e nem dinheiro a perder.

Gostou do Google Trends? Comente sua experiência no aplicativo e possíveis melhorias para o mesmo! Nós da Certto teremos o prazer de trocar ideias contigo!

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