• aside

Conheça o piloto automático para carros da Volvo

A partir de 2017 os carros XC90s ganham as estradas da Suécia.

Uma frota de 100 carros com auto-condução (piloto automático) do modelo XC90s da Volvo vão ganhar as estradas na Suécia em 2017, e agora, temos a sensação de apenas como sua interface de auto-condução Sensus irá operar.

Pra aqueles que tiveram oportunidade em andar em carros com piloto automático, a apresentação da Volvo (veja aqui) é impressionante. Iniciando com o primeiro passo, que para ativa-lo é necessário somente programa-lo com o destino final (operação semelhante ao GPS)  de modo que o carro sabe exatamente onde poderá chegar e onde o condutor deve assumir.

Assim que o carro reconhece que a parte da estrada é a rota programada, ele se oferece para assumir o lugar de o motorista muito parecido como o Mercedes-Benz Actros semi-truck que usa o Rodovia Pilot.

Uma vez que o piloto automático é ativado, o sistema faz a contagem regressiva de quanto tempo o condutor pode permanecer em repouso ao volante. Ele sabe, com base na informação de navegação, até onde o veículo vai viajar.

167756_IntelliSafe_Auto_Pilot_interface-1

Enquanto piloto automático estiver acionado, a Volvo monitora uma visão de 360 graus da estrada em torno dele e reage de acordo com outros carros ou obstáculos. Se ele encontrar um cenário em que você precisa para recuperar o comando do carro, ele irá alertá-lo; se você não retomar o controle, ele emite o comando para frear o carro segura e rápida na pista.

E veja que automatização além do carro chega a sua casa também.

Talvez a melhor parte do vídeo é que as funções normalmente bloqueadas enquanto o veículo está em movimento – como a reprodução de vídeo são habilitados, enquanto o piloto automático está no controle. Isto significa que você poderia responder a mensagens no celular ou percorrer o whatsapp.

Apesar do que o vídeo mostra o Volvo, quando os carros que dirigem sozinhos se tornam disponíveis para o público, os motoristas provavelmente vão ter que redobrar a atenção e manter mais a sua atenção na estrada, em vez de em seus telefones.

A demo deixa claro que os carros que dirigem sozinhos não são tão assustadores e estranho como alguns poderiam imaginar.

Posted in: