Google Classroom: Um aliado do professor dentro e fora da sala de aula!

Professores de plantão! Vocês acabam de ganhar um aliado para dentro e fora da sala de aula: O Google Sala de Aula(Ou Goggle Classroom).

Acompanhando a evolução do ensino, o Google Sala de Aula conecta professores aos alunos em uma rede que disponibiliza o envio, correção e debates em tempo real.

 Esta interação é possível tanto para trabalhos individuais, quanto para trabalhos em grupo! Além disso, ele fornece gráficos e dados estatísticos sobre o andamento das atividades e desenvolvimento dos alunos.

 Promove a interação com outras plataformas da Google e possui uma interface de ainda mais fácil operação em relação a outros sistemas de aprendizagem, como:

Portal AVA

Moodle

Projeto Amadeus

É nesse intuito que a nossa equipe, levantou as 4 principais vantagens de se utilizar o Google Classroom como auxílio de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Vantagem 1 – Resolve a maioria dos problemas de organização

Finalmente você pode dispensar aquela montanha de folhas de papel que leva e trás, para cima e para baixo. Todo trabalho realizado fica armazenado em nuvem dentro da plataforma, ou seja, resolve 2 problemas de organização:

Evita eventuais problemas como perda de provas e trabalhos.

Resolve o problema de armazenagem pós-realização de atividades.

Com esta redução do trânsito de papéis dentro e fora da sala de aula, é possível transmitir aos alunos um sentimento de que trabalhar com o Google Sala de Aula é um bom incentivo à sustentabilidade.

Vantagem 2 – Dados Estatísticos

Este assunto é realmente interessante para professores engajados com a evolução tanto individual, quanto coletiva da sala de aula que leciona.

Muito porque o Google Classroom fornece gráficos e dados estatísticos tanto individuais, quanto da classe, em duas formas distintas:

Dados individuais: A evolução, ao longo do tempo, das notas de um aluno.

Dados coletivos: O quanto a distância entre a melhor nota da sala de aula e a menor nota vem se comportando ao longo de um período.

Vantagem 3 – Tecnologicamente contemporânea

O Google Sala de Aula não tem nem um ano de lançamento no Brasil, o que pode se garantir que é a ferramenta mais atual dentre as de ensino. Além disso, faz parte de uma gigante corporação mundial que sobrevive de serviços como esse, assegurando a atualização e manutenção do sistema constante.

Conforme a tecnologia evolui, os métodos de aprendizagem também evoluem. Mostrar para seus alunos que você está “antenado” nas novas formas de ensinar, trás sua sala de aula para perto de você e diminui a distância entre professor-aluno.

Vantagem 4 – É tudo em tempo real!

A cada atualização de tarefas dentro da plataforma, o professor recebe notificações tanto no e-mail quanto no smartphone, tornando a comunicação com seus alunos em tempo real.

Este talvez seja uma dos mais importantes diferenciais do Google Classroom, sendo que permite ao professor, tirar as dúvidas de seus alunos no exato momento em que estão estudando.

Não substitui o professor, mas dá uma ajuda e tanto!

Não acredite que ele vai resolver todos os problemas de sala de aula, mas com certeza você, como professor, deixará de ser apenas um orador que deposita informações em alunos e passará a ser um mediador do conhecimento.

Este tipo de atitude desperta o lado crítico-criativo do aluno e possibilita a formação de cidadãos um pouco mais conscientes.

Conclusão

O Google Sala de Aula é um grande aliado dentro e fora de sala de aula, vem totalmente em português e está disponível gratuitamente para professores de instituições públicas. Caso seja um professor da rede particular de ensino, vale a pena o pífio investimento, afinal o ganho de tempo compensa o valor investido.

Gostou do Google Classroom? Comente sua experiência na plataforma que a equipe de pesquisadores da Certto terá o prazer em debater sobre este tema!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *