certtotelec

O que é Upload? Aprenda agora mesmo a importância desse processo.

Para encontrar a internet em Cascavel que te conecte com velocidade e qualidade, é preciso entender os elementos de uma conexão. Hoje nós falaremos sobre algo fundamental para o funcionamento da internet: O upload!

Upload e download representam a via de mão dupla de uma conexão. Tanto um, quanto o outro são processos de transferência de arquivos entre o servidor da internet e o cliente. Porém, em caminhos opostos.

Neste texto você vai aprender o que é upload, para que serve, como funciona, como fazer envio de fotos e arquivos, a importância dele e do download e qual velocidade ideal de Upload para a sua conexão de internet!

O que é Upload?

Upload é o envio de um arquivo. O download recebe dados e informações de um arquivo no aparelho do usuário. Logo, o envio de arquivo faz o processo inverso.

Esse processo pode ser realizado entre os usuários da rede. Por exemplo, ao enviar uma mensagem ou foto para um amigo no WhatsApp você realiza um upload e ele, quando visualizar, um download.

O mesmo ocorre entre o cliente e o servidor da internet. Enviar um e-mail, postar uma foto nas redes sociais, tweetar e até pesquisar no Google são exemplos desse processo que realizamos diariamente.

Para que serve o Upload?

O upload serve para o envio de informações e dados através da internet. Eles são condensados em arquivos de diversos formatos. É importante lembrar que ele e o download são igualmente importantes para estabelecer uma conexão.

Sempre que um Download é realizado, é porque o processo de envio de arquivos foi feito antes. Para que você instale aplicativos, assista séries ou jogue online com os amigos, foi necessário o envio destes arquivos e dados no servidor da rede.

O mesmo ocorre com os seus uploads. Sempre que você compartilha fotos e vídeos em suas redes sociais, está subindo seus arquivos para o servidor da rede. Portanto, o upload é a forma de disponibilizar arquivos online para a visualização de outros usuários.

Como funciona o Upload?

O upload funciona como um emissor de dados e informações condensadas na forma de arquivos. Todo e qualquer tipo de arquivo que será enviado passa por esse processo.

A ação de enviar um arquivo do seu aparelho à rede é chamada de upload. E, por isso, existem diversas formas de realizá-lo.

O envio de um arquivo anexado a um e-mail é uma delas, por exemplo. Publicações em redes sociais, submissão de vídeos ao Youtube, envio de mensagens pelo WhatsApp, pesquisas no Google, salvar arquivos na nuvem, também são formas de desse processo de envio.

O que é fazer upload de fotos?

Fazer upload de fotos é a ação do usuário ao enviar fotos de seu aparelho à internet. Essa ação pode ser realizada de diversas formas e em diferentes plataformas.

Ao enviar uma foto por um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, ou postá-la em uma rede social, você está fazendo o upload dessa imagem.

Plataformas de portfólio, bancos de imagens, sites de vendas, e-mails e outras plataformas também disponibilizam formas de envio de arquivos de fotos e imagens.

O que é upload de arquivos?

Upload de arquivos é o ato de enviar qualquer tipo de arquivo para a internet, disponibilizando-o ao público geral ou apenas a quem lhe interessar. Aqui se encaixam arquivos de todos os formatos e mídias.

Por exemplo, enviar documentos por e-mail ou por aplicativos é uma forma de realizar esse processo. Publicar um texto em um blog pessoal também necessita da realização do procedimento.

Nós realizamos inúmeros uploads de arquivos diariamente em nossos computadores e smartphones. Muitas vezes de forma automática, sem perceber. Por isso ele é de extrema importância no mundo digital, afinal, é o que alimenta a internet.

O que é mais importante, download ou upload?

As duas taxas de transferência são igualmente importantes. O upload representa os dados que nós enviamos à rede e o download, os dados que recebemos dela. Geralmente, os planos de internet possuem uma taxa maior de download do que de envio de arquivo.

Isso ocorre para se adequar à realidade do cliente. Normalmente, os usuários recebem mais dados do que enviam. Então, a velocidade do plano se refere à taxa de download que pode ser alcançada.

Entretanto, a velocidade de envio é tão importante quanto. Se ela estiver muito baixa, o usuário pode ter problemas na navegação pela internet. Isso porque o sistema terá dificuldades em enviar pacotes, solicitando mais recebimento de dados.

Velocidade de Upload ideal

A velocidade de upload ideal deve condizer com o seu uso da internet no geral. Se você gosta de jogar online, por exemplo, deve ter uma taxa alta de envio na sua conexão, para garantir a máxima jogabilidade e evitar quedas e lags na partida. O mesmo ocorre para quem assiste a filmes e séries em streamings. 

De qualquer forma, uma boa velocidade na taxa de upload não faz mal a ninguém. E só irá melhorar a experiência online do usuário. Por isso, nós recomendamos procurar planos que apresentem boas taxas de velocidade de download e de envio de arquivos.

A Certto Fibra possui os planos mais rápidos de internet em Cascavel, com velocidade de download e upload que atende as suas necessidades. E o melhor: Você pode contratar a internet mais rápida do Paraná a partir de R$ 99,90. Conheça, contrate e comprove!

Upload